Programa seleciona candidatos para quase 262 mil vagas em universidades públicas do Brasil. Neste ano, MEC divulgou resultado em tabelas de Excel e não forneceu as posições dos alunos na lista de espera.
Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta segunda-feira (27) com atraso de um dia em relação ao previsto no edital.
Dos 1.310.781 candidatos inscritos, cerca de 255 mil foram selecionados na 1ª chamada. Para consultar as listas de aprovados, é preciso entrar no site do programa (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).
Além do descumprimento do cronograma do Ministério da Educação (MEC), houve ao menos mais dois problemas na divulgação do resultado:
- As listas de aprovados foram apresentadas em planilhas de Excel, que precisam ser baixadas pelos candidatos.
- O sistema não mostra as posições dos alunos nas listas de espera. Sem essa informações, eles não podem escolher em qual dos dois cursos querem se inscrever para a “repescagem”. Entenda aqui.
- O que diz o Ministério da Educação?
- Procurado pelo g1, o Ministério da Educação não se pronunciou sobre os motivos do atraso, a utilização das planilhas em Excel e também não deu detalhou se há previsão de ajuste na forma como as classificações foram apresentadas.
- No ano passado, a edição de 2024 também foi marcada por falhas, como a divulgação de uma lista errada com os nomes dos convocados na 1ª chamada. Alunos chegaram a comemorar a aprovação nas redes sociais, quando descobriram que, na verdade, estavam fora da relação de classificados.
- O que é e para que serve o Sisu?
- O Sisu é o sistema do MEC pelo qual universidades públicas selecionam estudantes para vagas em cursos de ensino superior.
- O sistema faz a seleção usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para ranquear os estudantes conforme as vagas escolhidas.
- Fonte: G1
Comments are closed