Apresentação da Oficina do Futuro reúne representantes dos três setores na sede da ACE
(Fotos: Márcio Sabones)
O analista técnico do SEBRAE, Marco Antônio Mendonça esteve na noite de quarta-feira (11/3), na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de São João Nepomuceno para uma apresentação sobre a implantação da “Oficina do Futuro” no município.
Presenças de representantes do setor público, setor privado e terceiro setor (associações, instituições, etc) para o início de um trabalho em conjunto na “cidade Garbosa”.
“Este programa não é político e necessita da participação de todos os segmentos da sociedade. É uma ação de desenvolvimento sustentável. Temos em nossa região cinco cidades que já instalaram a “Oficina do Futuro” e quatro delas estão indo muito bem, e apenas uma não deu certo, por falta de interesse das pessoas”, comentou o técnico do SEBRAE.
O primeiro passo é dado com este encontro de apresentação. Na sequência serão escolhidas dez pessoas de diferentes representatividades no município para uma entrevista com o facilitador do SEBRAE, destas entrevistas um diagnóstico da cidade, seus pontos fortes, dificuldades, oportunidades e ameaças.
Depois disso, outros cinco encontros com os representantes dos setores para planejamento de estratégias para um desenvolvimento ordenado em São João Nepomuceno.
OFICINA DO FUTURO
O programa “Oficina do Futuro” do Sebrae tem por objetivo criar capital social nas cidades, regiões e setores econômicos, a partir da cocriação de uma visão de futuro para a coletividade local e do mapeamento dos pontos de intervenção para a transformação do território e/ou setor. Reúne pessoas de todo o sistema, para chegar às causas dos problemas internos, de modo que possam ser enfrentados por iniciativas inovadoras, cocriadas e testadas.