Na manhã dessa quinta-feira (16/5), a Avenida Tancredo Neves, na Praça da Estação de São João Nepomuceno foi palco mais uma vez para o tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário e dia do padroeiro.
A cidade Garbosa comemora 204 anos de sua fundação, desde a doação das terras de onde hoje temos a igreja Matriz, as praças e o largo, e 139 anos de emancipação política definitiva, depois de pertencer aos municípios de Rio Pomba, Mar de Espanha e Rio Novo.
Em 16 de maio, data de aniversário da cidade e dia do padroeiro, São João Nepomuceno comemorou 204 anos de sua fundação (27/11/1815) desde a doação das terras de onde hoje temos a igreja Matriz, as praças e o largo, e 139 anos de emancipação política definitiva, esta ocorrida em 30 de novembro de 1880.
O dia 16 de maio somente tornou oficialmente feriado em São João Nepomuceno, no final de 1936 e comemorado pela primeira vez em 1937.
No evento comemorativo no centro da cidade, o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, na Praça dos Expedicionários e presença dos atiradores do Tiro de Guerra 04-023 de São João Nepomuceno e o seu chefe de instrução, o sargento Mourão, o prefeito municipal Ernandes José da Silva, o vice-prefeito Sebastião Carlos Barbosa, vereadores, secretários municipais, representantes de instituições e associações, imprensa e a população.

Na sequência, um grande desfile com a presença dos militares, estudantes, professores e diretores das Escolas das redes de ensino público e privado da cidade aplaudidos pelo público que lotou o prolongamento do trajeto.
Faixas, mensagens, cantos, fanfarras, emoção e amor a cidade garbosa. Destaque para a união da Escola Municipal “Três Marias” (CAIC) e Escola Estadual “Oswaldo Cruz” do bairro Santa Rita em uma fanfarra integrada e escolas de mãos dadas para simbolizar a paz, o respeito e o amor.

Por alguns anos, alguns moradores dos bairros Três Marias e Santa Rita travaram uma rivalidade que ceifou vidas de jovens e medo da população. “As escolas representando a Educação vieram para mostrar que somos amigos e irmãos. Vivendo todos em paz”, eram as mensagens dos diretores Rogério Bob do CAIC e Soraya Soares do Oswaldo Cruz.
GALERIA DE FOTOS
(Por: Márcio Sabones)
Comments are closed