AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE
SÃO JOÃO NEPOMUCENO E REGIÃO

 

APRESENTAÇÃO

Os programas de desenvolvimento, organizados por governos, nem sempre apresentam modelos compatíveis com as realidades locais, pois se baseando em estratégias políticas não abrem discussões com a comunidade local, e principalmente a empresarial.

Daí, a integração da comunidade local buscando alternativas de criar processos de desenvolvimento econômico e social sustentado.

A oportunidade é para todos, sendo necessárias coragem e persistência aos pioneiros no processo.

Assim, se faz presente, a ADSJNR, criada em novembro de 2001 e que com esta apresentação, vem confirmar seu slogan:

“A MARCA DO CRESCIMENTO”  ) ) )

 

HISTÓRICO

Em seminário coordenado pelo SEBRAE em agosto de 2001, foi apresentado pela Universidade Federal de Viçosa, um diagnóstico sócio-econômico de nosso município e diante do trabalho elaborado, a comunidade, através de algumas lideranças definiu prioridades para o desenvolvimento local e regional.

Para tanto, foi realizado um processo seletivo pelo SEBRAE, de um agente executivo ou técnico de desenvolvimento, como coordenador das atividades de interesse da comunidade. O escolhido foi Geraldo Magela Rabêllo, que através de orientação do SEBRAE e da ADER/Circuito do Queijo, criou-se o Conselho de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região – CODESNEP, uma associação ou organização não governamental.

Tendo em vista a sua evolução, desde abril de 2003, através de Assembléia Geral com os parceiros, alterou-se o estatuto, passando a se chamar ADSJNR – AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO E REGIÃO, assumindo a presidência, o empresário Rogério Nogueira Furtado,

Várias regiões do Brasil e de Minas Gerais, estão alcançando sucesso no processo de atração de projetos industriais e sociais, graças às vantagens aglutinadoras propiciadas por Agências de Desenvolvimento nas quais as forças empresariais, políticas e da sociedade se unem para buscar o desenvolvimento humano, social e sustentável.

A Agência está estabelecida na Rua Dr. Péricles de Mendonça, 95, 2º andar – Centro – São João Nepomuceno – MG, no prédio do Sindicato Rural. O telefone é 32 3261-3922, o e-mail é: adsjnr@sjnetonline.com.br.

Tivemos os seguintes gestores:

GESTÃO 2002/2004

PRESIDENTE: ROGÉRIO NOGUEIRA FURTADO
VICE: RENATO FILGUEIRAS
DIR. FINANCEIRO: NILO SÉRGIO N. MEDEIROS

GESTÃO 2004/2006

PRESIDENTE: VALDIR LADEIRA GIRARDI
VICE: AFONSO M. REZENDE DESSUPOIO
DIR. FINANCEIRO: NILO SÉRGIO N. MEDEIROS

GESTÃO 2006/2008

PRESIDENTE: AFONSO M. REZENDE DESSUPOIO
VICE: SILVANA A. FERREIRA CARPANEZ
DIR. FINANCEIRO: NILO SÉRGIO N. MEDEIROS

GESTÃO 2008/2010

PRESIDENTE: PEDRO ALBERTO L. MARQUES VIANNA
VICE: AFONSO M. REZENDE DESSUPOIO
DIR. FINANCEIRO: NILO SÉRGIO N. MEDEIROS

GESTÃO 2010 até 2020

PRESIDENTE: LUIS OTÁVIO ARAÚJO FURTADO
VICE: SIMONE CARRADA ANTUNES
DIR. FINANCEIRO: JOSÉ MAURÍCIO

 

MISSÃO DA ADSJNR

Promover a aglutinação de Instituições Públicas, de Entidades de Classe, de Empresas e da Sociedade, visando liderar o processo de desenvolvimento sustentado de São João Nepomuceno e Região, em busca de iniciativas e projetos voltados para o desenvolvimento econômico e social da Região.

Fomentar e induzir as pessoas ao desenvolvimento humano, social e sustentável.

São objetivos da ADSJNR:

  • Estimular o espírito empreendedor na comunidade;
  • Promover melhoria de qualificação de mão de obra;
  • Desenvolver ações associativistas / cooperativistas, que tenham por finalidade econômica o desenvolvimento das empresas e socialmente, a geração de empregos produtivos;
  • Contribuir para criar condições e oportunidades capazes de reter o homem em sua comunidade, calcadas na manutenção e melhoria da qualidade de vida;
  • Gerenciar projetos de inclusão social e de geração de emprego e renda;
  • Interiorizar as ações em parceria com o SEBRAE, IEL, FIEMG, SENAR, SENAC e SENAI e outros;
  • Criar um banco de dados das economias municipais

Parceiros:

A sustentabilidade da Agência ocorre com a colaboração das parcerias abaixo, entidades, poder público e privado

 

PARCEIROS FUNDADORES PARCEIROS SÓCIOS
  • ARROZ FUBÁ E RAÇÕES VAROTO
  • ACE – ASSOC. COMERCIAL EMPRESARIAL
  • BANCO DO BRASIL
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
  • COOPERATIVA AGROPECUÁRIA
  • COOPEMATA
  • ENERGISA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA MINAS GERAIS
  • COPASA
  • CREDIMATA
  • EMATER
  • LAVANDERIA TROPICAL
  • LILIPUTI IND. COM. E EXPORTAÇÃO
  • PREFEITURA MUNICIPAL  de São João Nepomuceno
  • RODOVIÁRIO CAMILO DOS SANTOS
  • SEBRAE
  • SINDIVEST
  • SINDICATO RURAL
  • UNIMED
  • VIAÇÃO BASSAMAR
  • VIAÇÃO NOSSA SENHORA APARECIDA

 

  • AM NOGUEIRA
  • ELO NET
  • CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS VERDES DE MINAS
  • COMPETIÇÃO MÓVEIS
  • CONFECÇÕES CHILDREN
  • CORDEBELLO CONFECÇÕES
  • FARMÁCIA OSWALDO CRUZ
  • FARMÁCIA SANTA RITA (BATUTA)
  • FORMAS E DETALHES (MRS HOME)
  • IND. E COM. SANTA TEREZINHA LTDA
  • JT CONTABILIDADE
  • LÁBIOS DE MEL CONFECÇÕES
  • ND ATACADISTA
  • OLA COMERCIAL LTDA
  • RÁDIO DIFUSORA
  • SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS E CONFECÇÕES DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO
  • SJ ONLINE
  • PW ACESSÓRIOS (TAQUION)
  • TMS MORAES LTDA
  • VIDEO CIDADE
  • VLG MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA
  • ZOROPA IND. E COM. DE ROUPAS LTDA

 

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS:

 

PROJETO LIXEIRAS:

  • COLOCAÇÃO DE 200 LIXEIRAS NAS RUAS CENTRAIS DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO;

 

PROJETO PISCICULTURA ORNAMENTAL E INDUSTRIAL

  • PARCERIAS: SEBRAE / REDE DE AGÊNCIAS
  • APOIO: SINDICATO RURAL, PREFEITURA MUNICIPAL (SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE), SENAR E EMATER

 

PROJETO DESENVOLVIMENTO DO PÓLO DO VESTUÁRIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO I

  • PARCERIAS: IEL- INSTITUTO EUVALDO LODI, SEBRAE / REDDE DE AGÊNCIAS, SINDIVEST, ACIA, PREFEITURA MUNICIPAL, SINDICATO RURAL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL  E MDIC – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
  • EDITORAÇÃO DO CENSO DA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES, CONVITES E PARTE ELABORAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

 

PROJETO DESENVOLVOMENTO DO PÓLO DO VESTUÁRIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO II

  • PARCERIAS: SEBRAE, IEL, SINDIVEST, PREFEITURA MUNICIPAL, ACIA, SINDICATO RURAL, MDIC
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • PALESTRA MOTIVACIONAL – JOSÉ DA PAZ CURI
  • SEMINÁRIO EMPRETEC
  • CURSOS SABER EMPREENDER
  • VISITA TÉCNICA AO PÓLO DE CONFECÇÕES DE CIANORTE (PR)
  • PALESTRA “DESENVOLVIMENTO LOCAL ATRAVÉS DE ARRANJOS PRODUTIVOS”, COM AUGUSTO DE FRANCO
  • CURSO GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS COM CONSULTORIA
  • CURSO LIDERAR
  • MISSÃO À FENIT EM SÃO PAULO
  • PROGRAMA SEBRAE DE QUALIDADE TOTAL
  • PALESTRA EMPREENDEDORISMO

 

PROJETO EQUOTERAPIA

– PARCERIAS: SINDICATO RURAL, CLUBE DOS CAVALEIROS E ESCOLA ESPECIALIZADA GIRASSOL

– TRATAMENTO EQUOTERÁPICO PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA.

 

DIAGNÓSTICO TURÍSTICO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO

– PARCERIAS: PREFEITURA MUNICIPAL, ASSOCIAÇÃO CIRCUITO CAMINHOS VERDES DE MINAS, TG 04-023.

– LEVANTAMENTO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS E OFERTAS DE SERVIÇOS PARA O INVENTÁRIO DE TURISMO.

 

REUNIÕES ASSOCIATIVISTAS E COOPERATIVISTAS

COORDENAMOS MAIS DE 150 REUNIÕES NOS SETORES DE:

– TURISMO

– MEIO AMBIENTE

– ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

– COMISSÕES DE DESENVOLVIMENTO DOS DISTRITOS

– ARTESANATO

– CONFECÇÕES

– RIZICULTURA

– PISCICULTURA

– TRANSITO MUNICIPAL

– OUTROS

 

PALESTRAS

  • Destaque para as parcerias com o SEBRAE, trazendo importantes palestras para o município e região como:

– Professor Pachecão – Nunca Desista de seus Sonhos

– José da Paz Cury – Cooperação – Uma Cultura Revolucionária

– Inocêncio Magela de Oliveira – União das lideranças para uma melhor governança

– Augusto de Franco – Desenvolvimento através de Arranjos Produtivos Locais

– Alceu Sales – Associativismo no mundo dos negócios

– Willian Caldas – Motivação para empreender e Encantar Clientes

– Oscar Schmidt – Todo dia é dia de Inovar

– Eliane Rosignolli – O sucesso de um APL – O caso de Ubá

– Maria da Glória Camargos – Agricultura Familiar – A Gestão do Agronegócio

– Elisângela Pires – Empreendedorismo

– Valdir, o Pipoqueiro – Inovar é Preciso

– Encontro de Mulheres Empreendedoras – As palestras – A MULHER DO SÉCULO XXI – COM YEDA FERNAL (DA FEDERAMINAS), depois tivemos A PALESTRA MULHER NO COMANDO. ELAS TRABALHAM PELOS MELHORES RESULTADOS – COM A JORNALISTA INÁCIA SOARES

– SEMINÁRIO DE ECONOMIA CRIATIVA – Palestra – ATITUDE EMPREENDEDORA, COMPETÊNCIA, PERFORMANCE E RESULTADOS, com Daniela Augusta.

– Daniela Augusta – A Experiência do Cliente como Estratégia de Atendimento e Vendas

– Eduardo Dilly – Gestão de Estoques

– Encontros de Mulheres Empreendedoras em Leopoldina e Além Paraíba.

 

  • Destaque para as mais de 50 palestras aplicadas pelo técnico da Agência com os seguintes temas:

– Cooperação – Uma Cultura Revolucionária

– Liderança

– Empreendedorismo

– Marketing Pessoal

– Empregabilidade

– Superação

– Ética nas Relações de Trabalho

– Motivação

– Desenvolvimento Local

– Turismo como geração de emprego e renda

 

  • Empresas parceiras e entidades beneficiadas com as palestras:

– Lábios de Mel Confecções

– Lavanderia Tropical

– Lavanderia Cinco Estrelas

– Confecções HJuliano

– Pizas ADA

– Conaf Acessórios

– Unimed

– Banco do Brasil

– Credimata

– Escola Polivalente

– Escola Francisco Manoel (Descoberto)

– Escola Municipal Paulo Lima (Descoberto)

– Escola Dr. Augusto Glória (Rochedo de Minas)

– Arroz Varoto

– Competição Móveis

– Trama Jeans (Descoberto)

– Pitt Bum Confecções

– Hospital São João

– Policlínica Municipal

– Secretaria de Saúde de Descoberto

– Secretaria Municipal de Saúde

– EMATER

– Secretaria Municipal de Educação

– Câmaras Municipais de São João Nepomuceno, Rio Novo e Rochedo de Minas

– Partidos Políticos Locais

– Associações de Moradores

– Conselhos Municipais

– CODERG – CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DE ROÇA GRANDE

 

O parceiro escolhe a palestra para seus colaboradores.

Basta agendar com o técnico.

  • Missões Técnicas coordenadas pela Agência de Desenvolvimento:

– Feiras de Empreendedorismo em Belo Horizonte

– Salão Nacional de Turismo em São Paulo

– Salão Estadual de Turismo em Belo Horizonte

– Feiras Anuais de Artesanato em Belo Horizonte

– Fomenta Minas em Belo Horizonte

– Fomenta Minas em Ipatinga

– Feira da Moda em Cianorte (PR) e Jaraguá (GO)

– Congressos Internacionais de Desenvolvimento em Belo Horizonte, Olinda, Foz do Iguaçu

– Encontros de Agentes de Desenvolvimento (FOMENTA NACIONAL) em Campo Grande e Cuiabá

– Meu primeiro Negócio em Juiz de Fora

– SEBRAE em Ação em Juiz de Fora em vários anos

 

CURSOS COORDENADOS PELA ADSJNR

EMPRETEC – 10 turmas – 245 formandos – Semeando empreendedorismo

SABER EMPREENDER e EMPREENDER – 33 turmas – 750 formandos – Semeando empreendedorismo

LÍDER CIDADÃO – 6 turmas – 148 formandos

LIDERAR –  6 turmas – 162 formandos

GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS –  2 turmas  – 45 formandos

FOCANDO NA SOLUÇÃO – 1 turma – 34 formandos

COMO VENDER MAIS E MELHOR – 2 turmas – 47 formandos

PLANO DE NEGÓCIOS – 1 turma – 23 formandos

ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO – 4 turmas – 99 formandos

GESTÃO DE PESSOAS – 2 turmas – 54 formandos

SECRETARIADO – 6 turmas – 95 formandos

ORATÓRIA – 2 turmas – 48 formandos

ATENDIMENTO INTERNO E EXTERNO – 8 TURMAS – 175 formandos

ATENDIMENTO AO CLIENTE – 3 turma – 86 formandos

TÉCNICAS DE VENDAS: 4 Turmas – 75 formandos

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA – 8 TURMAS – 185 formandos

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA AVANÇADO – 2 TURMAS – 52 formandos

D’OLHO NA QUALIDADE – 4 Turmas – 84 formandos

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 2 TURMAS – 44 FORMANDOS

CULTURA EMPREENDEDORA NAS ESCOLAS – 1 turma – 21 formandos

ENTREVISTA DE EMPREGO E MKT PESSOAL – 3 TURMAS – 49 formandos

GESTÃO DE ESTOQUES – 2 TURMAS – 42 FORMANDOS

HABILIDADES GERENCIAIS – 1 TURMA – 32 FORMANDOS

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – 2 TURMAS – 44 FORMANDOS

MARKETING NA MEDIDA – 2 TURMAS – 28 formandos

CRONOANÁLISE – 2 TURMAS – 28 FORMANDOS

ROTINAS TRABALHISTAS – 1 TURMA – 4 FORMANDOS

EXCEL BÁSICO, EXCEL INTERMEDIÁRIO E EXCEL AVANÇADO – 12 TURMAS – 220 FORMANDOS

OBS: Os parceiros têm descontos nas inscrições dos cursos

OUTROS TRABALHOS IMPORTANTES:

– CONSTRUÇÃO DO PLANO DIRETOR DO HOSPITAL SÃO JOÃO NEPOMUCENO EM 2008 ATRAVÉS DO CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR REALIZADO PELO TÉCNICO EM PARCERIA COM A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE E UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.

– O TÉCNICO PARTICIPOU DO CURSO ÓPERA – FORMAÇÃO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM COOPERATIVAS, ATRAVÉS DO SEBRAE E INSTITUTO NEWTON PAIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE VISITA TÉCNICA À ITÁLIA E REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO

– SEMINÁRIO DIÁLOGO PARA O DESENVOLVIMENTO, ATRAVÉS DO SEBRAE, COM LIDERANÇAS LOCAIS – PALESTRANTE E CONSULTOR – RICARDO NICOLLIELO PINHO

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ADSJNR

 

A criação de uma Agência de Desenvolvimento representa grande avanço para o processo de desenvolvimento de um município. Entretanto, não basta criá-la. É necessária uma completa estruturação, buscando atuação bem direcionada, dentro de programas e metas de desenvolvimento condizentes com a estrutura local e um planejamento detalhado de curto, médio e longo prazo.

É mais importante ainda, o envolvimento e participação do poder público, de entidades como associações comerciais, sindicatos e principalmente do empresariado e além do mais que seja totalmente apolítica, ou seja, que não tome partido em nenhum lado político, mas que apóie ações de desenvolvimento, seja que lado for.

Em sua base de sustentação, devem ser definidos itens de grande relevância:

– perfil econômico do município, sua vocação e vantagens competitivas;

– conscientização da população sobre a necessidade de um programa de desenvolvimento e a importância da Agência;

– definição dos incentivos a serem concedidos, como forma de atração de novos investimentos;

– interação com órgãos de fomento existentes (BDMG, SEBRAE, Faculdades locais ou regionais, Escolas, Cursos Técnicos, entidades locais e regionais etc);

– elaboração de um convênio em que haja independência política (não vinculado exclusivamente a órgãos públicos);

– criação de um banco de dados estruturados com as principais informações sobre o município.

– suprir o empresariado e colaboradores com informações, cursos, palestras oficinas, seminários, rodas de negócios etc.

 

A implantação de uma Agência de Desenvolvimento propiciará:

– condições para a diversificação da base econômica do município, que passa a ter menor dependência de atividades que predominam em sua economia;

– um processo contínuo de diversificação e elevação do padrão de qualidade de vida da população local;

– aproveitamento e divulgação do potencial do município, representado pela disponibilidade de matéria-prima, distância dos grandes centros e toda a infraestrutura existente;

– valorização da mão de obra, oferecendo oportunidades de emprego com melhor remuneração e que contribuam para elevar o nível de vida dos trabalhadores locais;

– o efeito multiplicador que a implantação de novos projetos, em especial do segmento industrial, terá sobre a geração de renda e o emprego municipal;

A Agência poderá ter uma estrutura de trabalho bastante simples, bastando a contratação direta de um técnico (administrador ou contador, preferencialmente) e um assistente, com perfis adequados a condição dos cargos.

Usualmente, a Agência é procurada por empresários e potenciais empreendedores, com o objetivo de expor suas idéias ou mesmo pesquisar possíveis áreas de atuação.

Muitas vezes são necessárias visitas às empresas já implantadas, que podem ter estruturas de funcionamento não condizentes com as informações prestadas nos encontros e relatórios apresentados.

Toda a programação é definida como forma de promoção das alternativas que melhor se apliquem ao programa de diversificação do município, e o intercâmbio com órgãos de fomento são extremamente importantes.

A implantação de uma estrutura de fomento deste nível é de grande relevância para o município e região, porque ela se constitui agente propagador das potencialidades locais, mas acima de tudo mantê-la com total autonomia em suas ações de desenvolvimento.