Fatos Net
Últimas Notícias

Noite de homenagens na abertura da 30ª ExpoArte de SJN

A população são-joanense esteve na cerimônia de abertura oficial da 30ª ExpoArte de São João Nepomuceno, que pela primeira vez acontece em tendas montadas na Praça da Estação, para a apresentação do coral municipal e orquestra da Associação Música do Interior (AMI) e entrega de homenagens para importantes personalidades da cultura, educação e memória do município.

ExpoArte, Feira Literária das Escolas e Feira dos Projetos Sociais na mesma tenda da Praça da Estação (Foto: Márcio Sabones)

O evento realizado pela Prefeitura Municipal/Cultura tem numa mesma tenda montada na Praça da Estação, centro da cidade, a edição da 30ª ExpoArte, 2ª Feira Literária das Escolas e a 1º Feira dos Projetos Sociais do CRAS e contou com a presença do prefeito Ernandes José da Silva, o vice-prefeito Sebastião Carlos Barbosa, secretariado, vereadores, homenageados, familiares, amigos, artistas participantes da ExpoArte, professores e a população para a cerimônia de abertura.

A tenda estará em funcionamento até este sábado (08), nos seguintes horários:

Quinta-feira (06/9): 15h às21h

Sexta-feira (07/9): 9h às 20h

Sábado (08/9): 9h às 20h

O ator Carlos Augusto Ferreira interpretou o Chapeleiro Maluco, do filme “Alice, no País das maravilhas” e conduziu o evento como mestre de cerimônias.

HOMENAGENS

Prefeito Ernandes, Dona Cinila e secretária de Educação, Belkis Cavalheiro Furtado (Foto: Márcio Sabones)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer concedeu a professora, Sra. Cinila Valente dos Reis – Homenagem Especial – Prêmio Educador por sua história, entrega a Educação do município e exemplo de dedicação e amor a profissão.

Emocionada, a homenageada recebeu a placa de homenagem e fez um discurso onde destacou a importância do professor na vida de crianças, como estimulo e inspiração para o aprendizado. Dona Cinila lembrou de alguns mestres de sua infância e agradeceu o reconhecimento e carinho.

Em seguida, ex-alunas de dona Cinila que tiveram nela a inspiração do magistério levaram mensagens de agradecimento e admiração em placas e abraços afetivos.

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de São João Nepomuceno concedeu duas medalhas do prêmio Anual de Patrimônio Cultural 2018.

Prefeito, filhas e netos de Dr. Alírio e vereador Ruy Barbosa (Foto: Márcio Sabones)

Prêmio in memorian para o Dr. Alírio dos Reis Valente, advogado, poeta, servidor público e cidadão exemplar de São João Nepomuceno. Dr. Alírio colecionava um acervo de poesias escritas por ele, no qual a meta era escrever uma por dia. Cerca de 13 mil poesias estão registradas em seus livros e cadernos.

As duas filhas e os netos de Dr. Alírio em extrema emoção receberam a medalha e o certificado no palco da ExpoArte.

Prefeito Ernandes, Professor Eduardo Ayupe e diretor de Cultura e Pres. Cons. Municipal de Patrimônio Cultural SJN, Ricardo Itaborahy Soares (Foto: Márcio Sabones)

Prêmio para o professor e diretor do Colégio Apoio, Eduardo Elias Ayupe Tamiozzo pelos relevantes serviços prestados ao acervo histórico do município. O professor Eduardo organiza registros fotográficos por duas décadas, com ênfase a história do futebol da cidade.

Em 2018, o homenageado preparou e apresentou exposições de fotos e registros dos centenários dos tradicionais clubes são-joanenses, Mangueira FC e Operário FC, e no ano passado, com o registro fotográfico dos 80 anos do Botafogo FC. Eduardo também tem registros da esfera social, política e cultural de São João Nepomuceno.

O homenageado recebeu a medalha, certificado e disse da satisfação e reconhecimento de um trabalho que completa 20 anos de pesquisa em 2018.

GALERIA DE FOTOS

(Por Márcio Sabones e Fernando Motta)

 

 

Mais Notícias

“Descaminhos do Ouro” é tema de Encontro do Patrimônio Histórico em SJN

Márcio Sabones

Atleta de SJN conquista vaga para o campeonato de fisiculturismo Arnold Classic Brasil.

Fernando Motta

TSE inicia sessão para julgar registro da candidatura de Lula.

Fernando Motta

Deixe um Comentário