Fatos Net
Últimas Notícias

Noite de homenagens na abertura da 30ª ExpoArte de SJN

A população são-joanense esteve na cerimônia de abertura oficial da 30ª ExpoArte de São João Nepomuceno, que pela primeira vez acontece em tendas montadas na Praça da Estação, para a apresentação do coral municipal e orquestra da Associação Música do Interior (AMI) e entrega de homenagens para importantes personalidades da cultura, educação e memória do município.

ExpoArte, Feira Literária das Escolas e Feira dos Projetos Sociais na mesma tenda da Praça da Estação (Foto: Márcio Sabones)

O evento realizado pela Prefeitura Municipal/Cultura tem numa mesma tenda montada na Praça da Estação, centro da cidade, a edição da 30ª ExpoArte, 2ª Feira Literária das Escolas e a 1º Feira dos Projetos Sociais do CRAS e contou com a presença do prefeito Ernandes José da Silva, o vice-prefeito Sebastião Carlos Barbosa, secretariado, vereadores, homenageados, familiares, amigos, artistas participantes da ExpoArte, professores e a população para a cerimônia de abertura.

A tenda estará em funcionamento até este sábado (08), nos seguintes horários:

Quinta-feira (06/9): 15h às21h

Sexta-feira (07/9): 9h às 20h

Sábado (08/9): 9h às 20h

O ator Carlos Augusto Ferreira interpretou o Chapeleiro Maluco, do filme “Alice, no País das maravilhas” e conduziu o evento como mestre de cerimônias.

HOMENAGENS

Prefeito Ernandes, Dona Cinila e secretária de Educação, Belkis Cavalheiro Furtado (Foto: Márcio Sabones)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer concedeu a professora, Sra. Cinila Valente dos Reis – Homenagem Especial – Prêmio Educador por sua história, entrega a Educação do município e exemplo de dedicação e amor a profissão.

Emocionada, a homenageada recebeu a placa de homenagem e fez um discurso onde destacou a importância do professor na vida de crianças, como estimulo e inspiração para o aprendizado. Dona Cinila lembrou de alguns mestres de sua infância e agradeceu o reconhecimento e carinho.

Em seguida, ex-alunas de dona Cinila que tiveram nela a inspiração do magistério levaram mensagens de agradecimento e admiração em placas e abraços afetivos.

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de São João Nepomuceno concedeu duas medalhas do prêmio Anual de Patrimônio Cultural 2018.

Prefeito, filhas e netos de Dr. Alírio e vereador Ruy Barbosa (Foto: Márcio Sabones)

Prêmio in memorian para o Dr. Alírio dos Reis Valente, advogado, poeta, servidor público e cidadão exemplar de São João Nepomuceno. Dr. Alírio colecionava um acervo de poesias escritas por ele, no qual a meta era escrever uma por dia. Cerca de 13 mil poesias estão registradas em seus livros e cadernos.

As duas filhas e os netos de Dr. Alírio em extrema emoção receberam a medalha e o certificado no palco da ExpoArte.

Prefeito Ernandes, Professor Eduardo Ayupe e diretor de Cultura e Pres. Cons. Municipal de Patrimônio Cultural SJN, Ricardo Itaborahy Soares (Foto: Márcio Sabones)

Prêmio para o professor e diretor do Colégio Apoio, Eduardo Elias Ayupe Tamiozzo pelos relevantes serviços prestados ao acervo histórico do município. O professor Eduardo organiza registros fotográficos por duas décadas, com ênfase a história do futebol da cidade.

Em 2018, o homenageado preparou e apresentou exposições de fotos e registros dos centenários dos tradicionais clubes são-joanenses, Mangueira FC e Operário FC, e no ano passado, com o registro fotográfico dos 80 anos do Botafogo FC. Eduardo também tem registros da esfera social, política e cultural de São João Nepomuceno.

O homenageado recebeu a medalha, certificado e disse da satisfação e reconhecimento de um trabalho que completa 20 anos de pesquisa em 2018.

GALERIA DE FOTOS

(Por Márcio Sabones e Fernando Motta)

 

 

Mais Notícias

Confira a programação do Mês de Cultura em São João Nepomuceno

Márcio Sabones

Se Joga na Piscina Automotivo 2018.

Fernando Motta

Ronaldo Fraga visita Feira Local de São João Nepomuceno

Márcio Sabones

Deixe um Comentário