No dia 17 de maio de 1969 era fundada a Associação Pestalozzi de São João Nepomuceno, na época, o endereço era Rua Domingos Henriques de Gusmão (onde já funcionou o Posto de Puericultura), ao lado da Prefeitura Municipal e tendo como fundadora, a dona Lygia Nunes Lemos.
Em 1974, a sede da Pestalozzi de São João Nepomuceno passou a ser na Rua Joaquim Murtinho, onde hoje funcionam diversos setores públicos da cidade como o Conselho Tutelar, PROCON, SINE, SAMATUR, EMATER, entre outros.
E nos anos 2000, a sede definitiva no bairro Três Marias, local do evento de comemoração dos 50 anos de funcionamento da instituição em São João Nepomuceno.
A Escola Girassol de Educação Especial atende cerca de 90 pessoas, sendo são-joanenses e das vizinhas cidades de Rochedo de Minas, Descoberto e Rio Novo. O local possui diversas salas para apoio e técnicas necessárias no atendimento de cada caso.
Na cerimônia, um delicioso café da manhã servido aos convidados, e entre eles autoridades como o prefeito Ernandes José da Silva e os vereadores Antônio José da Costa (Tony Calegaro) – presidente da Câmara e Reniraldo (Rei do Açougue).
Ainda a presença da presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, a goiana Ester Alves Pacheco, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Maria Ribeiro Sampaio, o presidente da Associação Pestalozzi SJN, Sérvulo Augusto e diretora da escola, Orcilene Martins.
Também estiveram na composição da mesa, a filha da fundadora Lygia Leite, a dona Ivanea Nunes, a mãe do ex-aluno e homenageado Fabinho, dona Brasina e o autodefensor do movimento Pestalozziano mineiro, o são-joanense Pedro Henrique Belizário da Silva Gomes.
Homenagens a dona Lygia Leite e emoção nas palavras da filha Ivanea que fez lembranças das lutas da mãe em prol da Pestalozzi são-joanense e agradecimento da sequência dos trabalhos por parte de todos que ali passaram e continuam servindo amor e dedicação.
Também uma justa homenagem ao ex-aluno Fábio de Fátima Lima “Fabinho” que a partir de 2019, será o nome da fanfarra da escola. Fabinho esteve 38 anos na escola como aluno, membro da fanfarra e ajudante nos serviços.
A mãe de Fabinho, muito emocionada agradeceu a lembrança, assim como os parentes que estiveram na cerimônia.
A escola estava repleta de alegria e lembranças de toda a sua trajetória com encartes de jornais, fotografias, mensagens e um projeto da sua nova reforma que deve acontecer no final deste ano. “Teremos uma Pestalozzi reformada e linda. Contamos com a colaboração de todos”, disse a presidente Ester.
O prefeito Ernandes também fez uso da palavra e parabenizou o empenho de todos. O cantor Edy Nascimento apresentou uma nova composição, um jingle da Pestalozzi. E os alunos e professoras apresentaram um divertido e animado número de dança.