O Sr. Luiz Roberto Lima Menezes mais conhecido por (Papagaio), morador de São João Nepomuceno, participou na Tribuna Livre na Câmara Municipal na noite de 03 de novembro de 2024.
O questionamento de Papagaio foi simples, a péssima qualidade da água que recebemos em nossas casas, foram apresentadas algumas fotos onde mostravam a veracidade do questionamento, apresentou um filtro com menos de 6 meses de uso completamente marrom de sujeira, uma garrafa transparente aparentemente com água limpa, quando sacudiu a garrafa a água ficou marrom.
Foi dito também o que a água barrenta pode causar, doenças gastrointestinais com sintomas de diarreia, náusea, vômitos, dores, abdominais e eventualmente febre.
Papagaio também apresentou sugestões como:
Criar mecanismos de compensação para o consumidor por danos materiais e à saúde talvez até com isenção de percentual de conta enquanto o serviço estiver sem condição de uso saudável;
Criar um Comitê Municipal de Avaliação e Preservação da Qualidade da Água, que tenha a participação de moradores. Esse Comitê será de fundamental ajuda aos Legisladores no papel de fiscalização dos serviços municipais e manifestará uma empatia do Legislativo Municipal com o sofrimento prolongado e contínuo da população com questão tão delicada e vital.
Após a apresentação alguns vereadores se manifestaram.
O Vereador Léo concordou com a reclamações e disse que é um dos que mais critica a COPASA pelos serviços prestados, que em reunião com representantes da empresa foi dito que não há nenhuma reclamação pela população junto aos canais competentes da COPASA e que a cidade está amarrada em contrato, falou também que o Prefeito Ernandes criticou muito a COPASA, porém, esqueceu que o atual Prefeito firmou o contrato com a mesma e atuou para que não fosse inserido nenhuma emenda conforme tentaram alguns vereadores de oposição no intuito de preservar alguns direitos.
Falou também que um especialista que acompanha a Defesa Civil faz análises periódicas da água e diz que a mesma está própria para consumo.
O Vereador Francisco lembrou da tentativa de inserir emendas para preservar alguns direitos e foi negado e a Vereadora Fabiana lembrou muito bem da pressa do executivo em assinar o contrato pensando no valor de R$6.000.000,00 (seis milhões) que seriam repassados pela COPASA à Prefeitura.
Enfim, a Prefeitura pegou 6 milhões que na realidade para uma cidade é dinheiro de pinga, ficamos amarrados por anos em um contrato onde não podemos reclamar de nada, mudar nada, finalizando, estamos igual cachimbo (SÓ LEVAMOS FUMO).
Comments are closed