Restrições devem ser respeitadas pelos fiéis que, para participar das celebrações, precisam se inscrever pela internet. Catedral Metropolitana, com capacidade para 5 mil pessoas sentadas, só poderá permitir a entrada de 1,5 mil fiéis.
As missas voltam a ter presença de fiéis no Rio a partir deste sábado (4). Após mais de 3 meses fechadas, as paróquias reabrem seguindo uma série de restrições.
As mudanças são:
- os fiéis devem se inscrever pela internet para comparecerem às missas
- o acesso aos folhetos litúrgicos será digital
- é preciso respeitar a regra de 1/3 da capacidade dentro das igrejas e templos
- é obrigatório o uso de máscaras por padres e fiéis
- as igrejas devem ser higienizadas antes de cada missa
- deve ser respeitada a distância de 2 metros entre os fiéis
- a hóstia só poderá ser entregue nas mãos dos fiéis.
Catedral adaptada
A Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, colou selos na entrada da igreja para que os fiéis respeitem o distanciamento.
Com capacidade para 5 mil pessoas sentadas, a Catedral só poderá permitir a entrada de 1,5 mil fiéis. Um sensor foi colocado na entrada para calcular a quantidade de pessoas no interior da igreja.
Nos bancos, símbolos foram colados para mostrar onde cada pessoa poderá sentar, além de selos colocados no chão para orientar os fiéis durante a comunhão.
Para evitar aglomerações, representantes da Arquidiocese do Rio conversaram com infectologistas e outros profissionais de saúde sobre as recomendações necessárias de prevenção, higiene e distanciamento. As orientações foram repassadas para as demais paróquias do município.
Comments are closed