No dia 22 de abril o Hospital São João completa 96 anos de idade, velho morador de nossa cidade e se debate como um ser humano de 96 anos onde normalmente vários problemas de saúde aparecem.
Com certeza é a casa mais importante do município e por muitas vezes não é dado o devido valor, sabemos que muitas pessoas já passaram por lá e por muitas e muitas vezes a instituição foi usada politicamente sem o menor constrangimento abalando assim o nome da instituição, pessoas erradas no lugar errado, mesmo assim a casa se manteve de pé.
Temos que lembrar que as pessoas passam e o Hospital fica, muitos problemas financeiros já sacudiram as estruturas do HSJ, mas de um modo ou de outro sobreviveu, pessoas boas e realmente preocupadas com a instituição já estiveram ali, felizmente foi a grande maioria e pessoas sem escrúpulos já utilizaram a casa para se beneficiar politicamente, felizmente foi a grande minoria.
Podem observar perto das eleições a quantidade de candidatos que prometem ajuda ao HSJ, prometem mundos e fundos mostrando a certeza da importância política que a casa tem, após as eleições são poucos que aparecem realmente e estendem a mão.
Algumas pessoas por desinformação acham que a crise no HSJ é culpa da prefeitura ou que a prefeitura tem que pagar todas as dívidas da casa, errado, o HSJ não é do município, não pertence à prefeitura, pertence ao povo e o povo terá que ajudar novamente, a prefeitura realiza os devidos repasses e a administração do HSJ direciona a verba, por isso tem um Provedor e toda a administração da casa, para acompanhar e administrar da melhor maneira possível.
Pois é, 96 anos e novamente na UTI, se fosse um ser humano com certeza estaria no final de sua trajetória, porém é o Hospital São João e não pode se entregar pelo bem da população.
Ajudar o HSJ não é uma obrigação, vejo alguns comentários enfurecidos contra quem não ajuda a casa, vale lembrar que ninguém é obrigado a ajudar, isso vem do coração de cada pessoa e é espontâneo, seria bom se todos participassem mas nunca será assim e sabemos disso, porém todos tem o direito de ser atendido independente se ajudou ou não, vejo depósitos em rede social, fotos com doação e um monte de coisas, mas da verdade mesmo, a grande ajuda vem do coração e ninguém fica sabendo, alguém já disse um dia “O QUE A MÃO DIREITA FAZ A ESQUERDA NÃO PRECISA SABER”.
Parabéns Hospital São João, que Deus te proteja e lhe dê muitos e muitos e muitos anos de portas abertas.
Por: Fernando Motta
Comments are closed