O município de São João Nepomuceno através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMATUR)/Prefeitura Municipal e o Instituto Estadual de Floresta (IEF) assinaram no mês de julho, o termo de acordo de cooperação técnica de manutenção e desenvolvimento do Horto Florestal.
Desta forma um Plano de Trabalho foi elaborado e o acordo com vigência de 35 meses, para nortear as ações. O local já retomou as atividades internas para adequações, e objetiva abrir ao público no término da pandemia.
O termo tem como finalidade:
– A recuperação da área de APP do município; apoiar ações de realização de programas de educação ambiental (escolas, comunidades, etc) acerca da Bacia do Rio Novo;
– Apoiar os projetos como PRO MANANCIAIS e criação de unidades de conservação;
– Apoiar e incentivar o fomento à recuperação ambiental e restauração florestal, abrangida a implementação do Programa de Regularização Ambiental nos imóveis no município de São João Nepomuceno;
Assim, gerir de forma compartilhada o viveiro florestal de São João Nepomuceno (Horto), através da conjugação de esforços para a manutenção da área.
Seja através de reformas necessárias das estruturas já existentes, da implantação de novas estruturas, da disponibilização da mão de obra e produção de mudas nativas, frutíferas e àquelas destinadas a arborização urbana.
Contudo, assim que implantado e reaberto o Horto Florestal, o local também pode promover eventos culturais – dança, música e teatro, por exemplo – esportivos e lazer – caminhadas, trilhas, etc. E também eventos de conscientização de Educação Ambiental pelas escolas municipais e outros departamentos da Prefeitura.
Também é objetivo a promoção de dias de campo, para fins de difundir junto às comunidades rurais práticas de conservação do solo e água.
O próximo passo será a constituição de uma Comissão específica que deverá ser representada pelo CODEMA, que já conta com a participação da Sociedade Civil (Associações e Sindicatos), Poder Público Municipal e Órgãos Públicos Estaduais (IEF e Emater), além da Defesa Civil, com a possibilidade de participação da sociedade civil em igualdade de membros componentes.
Fonte: ASCOM – Prefeitura SJN