Casa / Mundo / PROCON informa: Consumidor deve pagar contas mesmo se não receber boletos
Imagem: Internet

PROCON informa: Consumidor deve pagar contas mesmo se não receber boletos

Os consumidores devem ficar atentos ao vencimento de suas contas, boletos e faturas, porque o não recebimento desses documentos não isenta os clientes do pagamento. O alerta é do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O órgão de defesa do consumidor lembra que muitos transtornos aconteceram por causa de atrasos na entrega de correspondências pelos Correios devido ao protesto de caminhoneiros pelo Brasil, que provocou diversos pontos de bloqueio nas estradas.

Para evitar a cobrança de multas por atraso, o consumidor precisa provar que tomou iniciativas para tentar fazer o pagamento em dia e não conseguiu.

O Procon orienta o consumidor a entrar em contato com os fornecedores com pelo menos 48 horas de antecedência para exigir alternativas, como, por exemplo, o envio de segunda via da conta por e-mail, código de barras pelo celular, dados para transferência bancária etc.

O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, afirma que o cidadão não pode ser prejudicado por causa de uma situação sobre a qual ele não tem responsabilidade.

Daí a importância de que o consumidor demonstre sua boa fé e disponibilidade para quitar seus débitos.

Reembolso – Se mesmo depois de tomar a iniciativa de procurar os fornecedores com antecedência não conseguir pagar em dia, ele deve efetuar o pagamento com os encargos e depois exigir o reembolso. Para isso, o consumidor deve primeiro entrar em contato com o fornecedor. Caso não obtenha resposta satisfatória, deve procurar o Procon de seu município.

FONTE: PROCON Assembleia

Sobre Márcio Sabones

Márcio Sabones
Jornalista formado pela UFJF, ator, diretor de teatro. Por dois anos foi o âncora/apresentador do Alterosa em Alerta da TV Alterosa JF. Atualmente também assina matérias no Jornal Voz de S. João.

Além disso, verifique

Aniversário do Florestal, muita alegria.

Apaixonado por uma viola, nosso amigo e radialista Florestal que comanda o Programa “Só Modão” …