Casa / ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Espetáculo Geni vence o “13º Nepopó Festivao”
Maykon Ray interpreta Geni e vence o 13º Nepopó Festivao (Foto: Nepopó Festivao)

Espetáculo Geni vence o “13º Nepopó Festivao”

O espetáculo alternativo “Geni” do grupo Coletivo Libertas da cidade de Ubá é o grande vencedor do 13º Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno – “Nepopó Festivao” – troféu Renato Ferreira de Souza, realizado entre os dias 31 de maio a 3 de junho de 2018, com a organização do GRUTA (Grupo de Teatro Amador e Cia Novos Horizontes), e patrocínio máster da Prefeitura Municipal.

O “13º Nepopó Festivao” premiou artistas e equipes técnicas nas categorias: Infantil, Teatro de Rua, Drama e Alternativo. Durante os quatro dias de apresentações gratuitas, os espaços receberam lotação máxima, nos 19 espetáculos apresentados.

Clique aqui para ver premiação categoria infantil

Clique aqui para ver premiação categoria alternativo

Clique aqui para ver premiação categoria teatro de rua

Clique aqui para ver premiação categoria drama

Clique aqui para ver premiação Geral

 

JOGA PEDRA NA GENI

O talentoso ator Maykon Ray interpretou Geni, personagem da obra “Ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda e que num monólogo prendeu atenção da plateia que lotou o Museu Municipal, na noite de sexta-feira (01º) para uma vibrante e emocionante interpretação em uma hora de duração.

Ao final do espetáculo, o ator Maykon dirigido pelo competente diretor ubaense Lucas Menezes agradeceu a equipe, amigos, músicos que o acompanharam durante apresentação, rendendo também o prêmio trilha sonora da categoria para a peça que estreava.

Atuação solitária emocionou público por uma hora de espetáculo (Foto: Nepopó Festivao/WhatsApp)

O ator ainda agradeceu o jornalista, ator e diretor teatral são-joanense Márcio Sabones por ter indicado a ele, a personagem Geni. “Estávamos em um bar num happy hour no Nepopó do ano passado, e o Sabones disse que eu teria de fazer a Geni. Plantou a sementinha” (risos), explicou Maykon.

O roteiro traz a vida da travesti Geni e as duras realidades de sua trajetória. O preconceito da sociedade e da própria casa, com o pai repressor, no qual o protagonista amava e lamentava o desprezo.

Geni representa o homem, a mulher, o gay, a lésbica, o bissexual, o transexual, enfim, todas as faces e sentimentos. E por isso, é alvo de pedradas e agressões infinitas.

Um papel que certamente marcará a carreira do jovem Maykon Ray pela extraordinária representação, disciplina de palco e respeito pela causa, tão apontada e discriminada pela sociedade brasileira.

Vale a pena assistir, refletir, emocionar e conhecer Geni. Um espetáculo que deve ser levado a todos os cantos de um país que vive momentos de corrupção, desrespeito e falta de identidade. Não seria GENI-al???

 “Teatro de São João Nepomuceno representado pela Companhia de Teatro Pais & Filhos”

Pais e filhos dividiram palco em Festival. Primeiro trabalho do grupo com maioria de elenco estreante. São-joanenses tiveram dez indicações e faturaram cinco troféus

Cena da prisão do Bruxo Belzebú e o vice-bruxo (Foto: Juninho Detone)

Fundada há dois meses, a Cia. De Teatro Pais & Filhos foi a única representante são-joanense na disputa de Nepopitos do Festival com o espetáculo infantil “Ângela, a bruxinha que era boa”.

Como o próprio nome indica, as famílias uniram para a apresentação de um bonito, divertido e bem produzido espetáculo com a direção de Márcio Sabones e adaptação do texto de Maria Clara Machado.

O espetáculo são-joanense abriu o “13º Nepopó Festivao” sendo a primeira atração de quinta-feira (31/5), no Centro Cultural com um público aproximado de 400 pessoas. Na noite de premiação, as comemorações para 10 indicações e cinco prêmios, sendo:

Indicação Márcio Sabones – Melhor ator categoria infantil

Indicação Maria Cecylia – Melhor Atriz Mirim do Festival

Indicação Dani Gomes – Melhor atriz coadjuvante categoria infantil

Indicação Regi Torres – Melhor atriz coadjuvante categoria infantil

Indicação Marcelo Viana Barbosa – melhor ator coadjuvante categoria infantil

Indicação Melhor Cenário categoria infantil

Indicação Melhor Figurino categoria infantil

Indicação Melhor Maquiagem categoria infantil

Indicação Márcio Sabones melhor diretor categoria infantil

Indicação melhor espetáculo infantil categoria infantil

Melhor atriz mirim do Festival (Prêmio: Maria Cecylia Miosso)

Melhor atriz coadjuvante categoria infantil: (Prêmio para Dani Gomes)

Melhor Figurino categoria infantil (Prêmio)

Melhor Maquiagem categoria infantil (Prêmio)

Melhor Cenário categoria infantil (Prêmio)

 

No elenco, a filha do diretor, a Mylena Guazzi Silva, a atriz Regi Torres e a filha Maria Cecylia Torres Miosso com a madrinha Dani Gomes, o ator Marcelo Viana Barbosa e a sobrinha Emanuelly Verino Barbosa, a atriz Yasmyn Rabello e o ator Luiz Gustavo Cestaro. Na equipe de apoio, os pais, parentes e amigos desta troop.

Em breve, o espetáculo será apresentado em São João Nepomuceno e aguarda resposta de participação em outros festivais.

Ricardo Itaborahy será homenageado em 2019

Durante a cerimônia de premiação, o diretor municipal de Cultura de São João Nepomuceno, Ricardo Itaborahy Soares estava como convidado especial no evento para a execução de duas músicas na abertura.

Diretor de Cultura Ricardo Itaborahy (Foto: Márcio Sabones)

Enquanto cantava e ao mesmo tempo no teclado executava a música do Milton Nascimento, “Canção da América”, a surpresa revelada pelo organizador do Nepopó, o diretor Ney Morais mostrava ao público um envelope com o nome de Ricardo, sendo o troféu 2019.

O músico concentrado não percebeu a revelação e notava os efusivos aplausos da plateia, até que Ney o mostrou a placa e contido de emoção perdeu por segundos o compasso da música e retomou ao canto do público e artistas presentes.

Desta forma, o “14º Nepopó Festivao” terá o músico, cantor, compositor Ricardo Itaborahy como troféu. No teatro, há alguns anos, o homenageado atuou como Jesus Cristo na encenação da Paixão de Cristo, da Semana Santa são-joanense e também na trilha sonora deste tradicional espetáculo produzido pela Cia de Teatro Novos.

GALERIA DE FOTOS

(Whats App – Nepopó – Márcio Sabones)

 

 

Sobre Márcio Sabones

Márcio Sabones
Jornalista formado pela UFJF, ator, diretor de teatro. Por dois anos foi o âncora/apresentador do Alterosa em Alerta da TV Alterosa JF. Atualmente também assina matérias no Jornal Voz de S. João.

Além disso, verifique

Inscrições para a ExpoArte acontecem até o dia 20 de agosto

As inscrições para a 30ª ExpoArte de São João Nepomuceno estão abertas até o dia …