Casa / ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Trem Rio-Minas fará teste em 40 dias
Os vagões, que pertenceram à Vale, estão sendo reformados na oficina de Recreio, na Zona da Mata, uma das cidades por onde o trem vai passar (Foto: ONG Amigos do Trem)

Trem Rio-Minas fará teste em 40 dias

O Trem Turístico Rio-Minas, um projeto de Turismo que fará viagens de passageiros num percurso de 160 km, entre as cidades de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), a partir do segundo semestre de 2018 é aguardado com ansiedade.

Informações da organização não-governamental (ONG) “Amigos do Trem” é de que antes de iniciar as viagens, vagões já estão sendo restaurados para fazer percurso de 160 quilômetros entre cidades mineiras e fluminenses. Após teste, daqui a 40 dias, a operação definitiva está prevista para segundo semestre.

Saiba mais:

Trem turístico Rio-Minas iniciará viagens no segundo semestre de 2018

Passando por estações de oito municípios, a maioria em Minas, o trem percorrerá num trajeto de três horas, nos fins de semana e feriados no roteiro: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador na Zona da Mata mineira, Sapucaia e Três Rios (RJ). Veja no mapa abaixo:

Enquanto uma composição fizer o trecho Três Rios-Cataguases, a outra vai operar no sentido inverso, ambas com partidas programadas para a parte da manhã e encontro no meio do caminho. Trata-se do antigo ramal ferroviário Leopoldina e todos os 15 vagões, que pertenceram à Vale para a rota Belo Horizonte-Vitória (ES), estão sendo restaurados na oficina de trens em Recreio.

Vídeo mostra vagões em funcionamento

 

Em entrevista ao Estado de Minas, o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento explicou:

“Acreditamos que o Rio-Minas será importante para fortalecer não só o turismo, mas também a cultura e o comércio de maneira geral, gerando renda. Há muitos atrativos ao longo da ferrovia. No entorno, vivem cerca de 900 mil pessoas”, afirma Paulo Henrique. Entusiasmado, ele diz que os passageiros poderão ver os rios, a represa de Furnas, fazendas centenárias, as próprias estações, que são um patrimônio histórico, e belas paisagens”. E informou que a reforma das estações, sinalização e pintura de faixas estão a cargo das prefeituras. Na viagem-teste, entrarão em cena duas locomotivas e três vagões, sem passageiros.

Sobre Márcio Sabones

Márcio Sabones
Jornalista formado pela UFJF, ator, diretor de teatro. Por dois anos foi o âncora/apresentador do Alterosa em Alerta da TV Alterosa JF. Atualmente também assina matérias no Jornal Voz de S. João.

Além disso, verifique

Animação, dança e brincadeiras no Arraiá da Pestalozzi

A Escola Girassol de Educação Especial (Pestalozzi) de São João Nepomuceno recebeu alunos, pais, familiares …