Casa / ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Surto de conjuntivite em SJN atinge mais de 3 mil casos em um mês
Pronto Socorro de SJN recebe filas diárias (Foto: Internet/Facebook)

Surto de conjuntivite em SJN atinge mais de 3 mil casos em um mês

Na tarde dessa terça-feira (13/3), a Secretaria Municipal de Saúde de São João Nepomuceno divulgou no site da Prefeitura, os números atualizados de casos de conjuntivite na cidade.

Os registros datam de 10 de fevereiro a 10 de março de 2018, dos atendimentos nos Postos de Saúde (bairros e distritos), Policlínica e Pronto Socorro Microrregional e atingem 3.191 casos confirmados.

A SMS ainda informou que de 1º a 10 de março de 2018, o número registrado é de 2.840 pessoas e que o número de atendimentos e consultas em consultórios particulares não foram computados.

“Os números preocupam e estamos conscientizando a população com campanhas nas redes sociais, emissoras de rádio, sites, etc. Informações sobre os cuidados e prevenção desta inflamação nos olhos que está atingindo nossa cidade. Uma ala do Pronto Socorro está reservada para os casos de conjuntivite, pois é o local que recebe maior número de atendimentos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Isaías Sporch de Freitas.

Em nota, a SMS lembra que o atendimento no Pronto Socorro de São João Nepomuceno é regional, abrangendo também outras 11 cidades como: Descoberto, Rochedo de Minas, Pequeri, Mar de Espanha, Rio Novo, Senador Cortes, Bicas, Goianá e Guarará.

CONJUNTIVITE

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação.

Geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados.

A SMS repassa a recomendação do Ministério de Saúde que o cidadão lave suas mãos com frequência; não coloque as mãos nos olhos para evitar a nova contaminação; evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área; lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas; ao usar, não encoste o frasco dos colírios ou da pomada no olho; evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite; não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite; não use lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas; não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite e evite piscinas.

Sobre Fernando Motta

Fernando Motta
Fernando Motta Sócio Gerente e editor do Portal Fatos Net, portal esse pioneiro na transmissão ao vivo para todo o mundo de um evento público em São João Nepomuceno. Apresentador do Programa Pé na Jaca ao vivo no Facebook. Natural de Volta Redonda recebeu o Título de Cidadão São-joanense por serviços prestados à sociedade na área da comunicação.

Além disso, verifique

Greve dos Professores da Rede Estadual.

Os Professores da Rede Estadual em Minas Gerais não suportam mais tanto descaso e resolveram …