Casa / ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Trem turístico Rio-Minas iniciará viagens no segundo semestre de 2018
Cataguases MG será uma das estações mineiras do projeto (Foto: Ludzorzi)

Trem turístico Rio-Minas iniciará viagens no segundo semestre de 2018

Uma ótima informação para os setores turísticos, econômicos e culturais da Zona da Mata e Rio de Janeiro veio do Ministério do Turismo, com a confirmação que o projeto “Trem Turístico Rio-Minas” deverá ter início com viagens interestaduais a partir do segundo semestre de 2018.

Nesta viagem pelas belas terras dos dois estados da região Sudeste do Brasil e ricos de natureza e história, os passageiros estarão fazendo o percurso entre as cidades de Cataguases (MG) até Três Rios (RJ), em 160 km de distância.

Recuperação de locomotivas e outros nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelas oito cidades (Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; Sapucaia e Três Rios no Rio de Janeiro).

Uma delas é Chiador, município pertencente ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, associação esta, que São João Nepomuceno também é pertencente. Para a diretoria do CTCVM, uma oportunidade de ampliar o alcance dos Caminhos Verdes a novos turistas e facilitar o transporte para outras regiões.

A cidade de Chiador está inserida no CTCVM desde o ano de 2017, e será o representante da Associação a ter o turismo ferroviário, visto que a cidade também deslumbra bela natureza e riqueza histórica, tendo uma das primeiras estações ferroviárias de Minas Gerais e/ou Brasil.

Roteiro interestadual percorrerá oito cidades mineiras e fluminenses a partir do segundo (Fotos: ONG Amigos do Trem/Isabela Kassow/Diadorim Ideias)

PASSEIOS

Os passeios serão realizados nos sábados, domingo e feriados e deverão dinamizar a atividade turística nos municípios. Os turistas que já visitam a região em busca de atrativos naturais e históricos poderão apreciar as belas paisagens, além de realizarem viagens temáticas e atividades culturais ao logo das estações.

Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os valores dos bilhetes de passagem ainda não foram informados.

Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

REALIZAÇÃO DO PROJETO

Para a realização do projeto Trem Turístico Rio-Minas coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “Amigos do Trem”, o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.

Paulo Henrique Nascimento, que está à frente do projeto, considera o trem Rio-Minas inovador para a atividade turística. “A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”, comenta.

Sobre Márcio Sabones

Márcio Sabones
Jornalista formado pela UFJF, ator, diretor de teatro. Por dois anos foi o âncora/apresentador do Alterosa em Alerta da TV Alterosa JF. Atualmente também assina matérias no Jornal Voz de S. João.

Além disso, verifique

Pré-candidato a Dep. Estadual apoiado pelo atual prefeito visita SJN.

O Pré candidato a Deputado Estadual Vitor Valverde – PSB MG esteve em nossa cidade …