Casa / ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Bloco do Barril coloca 15 mil pessoas nas ruas de São João Nepomuceno

Bloco do Barril coloca 15 mil pessoas nas ruas de São João Nepomuceno

Um número que por muito tempo não se via em um desfile do Bloco do Barril em São João Nepomuceno. Segundo dados dos organizadores do Barril 2018, cerca de 15 mil pessoas desfrutaram tranquilamente do desfile. As rainhas e os foliões apaixonados por este que sempre levou o nome da cidade “Garbosa” para além das fronteiras estaduais e nacionais comemoravam o sucesso do “arrasta multidões” da Zona da Mata mineira.

Depois de um ano com muitas dificuldades financeiras no município e a questão de segurança pública, o Barril havia feito um pequeno trajeto da Rua Nova para um baile na sede do Clube Trombeteiros. Mas mesmo assim não ficou de fora da programação do carnaval em 2017.

Em 2018, com o tema sugerido pela Rainha Adilson Protásio foi a Fênix, uma ave da mitologia grega que ao envelhecer entrava em chamas e terminava em cinzas, Tempos depois, a mesma ressurgia forte para uma nova vida.

Adilson foi protagonista do ressurgimento do maior bloco caricato da região. A rainha é quem organiza o desfile, divulga e o responsável por todo o andamento. Sendo assim, o trio elétrico e o carro da monarca Adilson, a “Tica Tica” embalavam músicas para o delírio do grande público que de forma pacífica, com muitas crianças, famílias e turistas cantavam, pulavam e comemoravam o carnaval pelas ruas. Notou-se também uma maioria de pessoas fantasiadas, outro fato que por muito tempo não se via.

Rainhas comemoraram o sucesso do Bloco do Barril 2018 (Foto: Israel Malthik)

A rainha inovou e fez de seu carro, uma discoteca particular com aparelhagem de som e iluminação, um luxo só. Por onde passava, desde a Praça do Chafariz até a Estação do Samba, a rainha Tica Tica recebia o carinho e admiração dos são-joanenses e os agradecimentos de ter levado às ruas, um gigante que parecia estar adormecido.

PREMIAÇÕES

Rainha do Barril 2018: José Augusto Dias de Castro

Miss Barril: Alejandro Zandro

Embaixatriz do Turismo: Lucas Menezes (Ubá – MG)

Troféu Kassim: Pedro Paulo Mendonça (Rainha 2016)

Grupo fantasias masculino: Os espartanos

Grupo de fantasias feminino: Anjos negros

Grupo Misto de Fantasias: Irmãos Mário

FÊNIX – O BARRIL RESSURGE COM FORÇA NO CARNAVAL DE SJN

O Bloco do Barril está mais vivo do que nunca. Sua tradição, alegria, graça, comédia e emoção. Como é dito pelo popular: “-Tudo junto e misturado”, num momento raro de beleza e confraternização. Momento que não ressurge somente o bloco do Barril, mas também o carnaval e principalmente a autoestima do são-joanense, que por um período parecia acuado, negativo e sem forças.

Que este carnaval sirva para sacudir, levantar a poeira e dar a volta por cima. São João Nepomuceno é a cidade Garbosa (bonita), de potencial turístico, de negócios, cultural, esportivo, de uma ruralidade rica e com um povo batalhador e participativo.

Que o são-joanense não perca o embalo da rainha e seus súditos, das cores vibrantes das fantasias e a alegria de um folião.

Uma retomada para a vida. Um impulso para a alma. Que este carnaval de 2018 seja lembrado como o ponto em que o povo se uniu e voltou a ser são-joanense. Parabéns ao povo de São João Nepomuceno que fez, participou e aproveitou um lindo carnaval em casa, nas ruas, na passarela, nos clubes, enfim, que levou suas vibrações do bem para a folia.

GALERIA DE FOTOS

(Por: Israel Malthik)

Sobre Márcio Sabones

Márcio Sabones
Jornalista formado pela UFJF, ator, diretor de teatro. Por dois anos foi o âncora/apresentador do Alterosa em Alerta da TV Alterosa JF. Atualmente também assina matérias no Jornal Voz de S. João.

Além disso, verifique

1º Corrida Celíaca do Brasil acontecerá neste domingo (29), em São João Nepomuceno

A 1ª Prova Doença Celíaca do Brasil está agendada para manhã deste domingo (29/4), num …