Casa / ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Vacinação intensificada contra febre amarela e cerca de 2,4 mil aplicações em SJN, em quatro dias
Policlínica de São João Nepomuceno (Foto: Márcio Sabones/ASCOM-SJN)

Vacinação intensificada contra febre amarela e cerca de 2,4 mil aplicações em SJN, em quatro dias

A Prefeitura de São João Nepomuceno através da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando desde segunda-feira (15/1), a vacinação contra febre amarela em todo o município.

Assim, a sala de vacinação da Policlínica está atendendo em horário estendido até sexta-feira (19/1), sendo de 8h às 20h, e no sábado (20/1), de 8h às 16h com dose única da vacina. Os Postos de Saúde dos bairros também estão vacinando, de 2ª a 6ª feira, de 8h às 16h.

O Posto de Saúde do distrito de Roça Grande Carlos Alves e Taruaçu também estão atendendo de 2ª a 6ª feira, de 8h às 16h.

Na Zona Rural, três equipes da SMS estão percorrendo as comunidades, visitas em sítios e em áreas remotas, no objetivo de atender todo o território municipal. Com a medida, a SMS pretende atingir a meta de 95% do público-alvo.

De acordo com os dados da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, atualizados em 20/10/2017, a cidade de São João Nepomuceno atingiu 84,49% da cobertura vacinal MRC – Febre Amarela (veja na figura ao lado).

OFERECIMENTO

A ação da Secretaria Municipal de Saúde em intensificar a vacinação deu-se após a confirmação das ocorrências de morte por febre amarela de dois homens, em duas cidades vizinhas, Mar de Espanha e Goianá e determinação da Secretaria de Estado de Saúde através da Superintendência Regional de Saúde, em reunião realizada na última sexta-feira (12/1).

Imagem: Juninho Detone/ASCOM-SJN

A coordenação da sala de vacinação da Policlínica informa que nos dias 15, 16, 17 e 18 de janeiro, com os horários estendidos, dentro da campanha de intensificação, a sala de vacinação e os Postos de Saúde atingiram o número aproximado de 2400 pessoas vacinadas nos quatro dias. Ainda não foram somadas as aplicações das vacinas na Zona Rural.

“Estamos trabalhando para atingir a nossa meta que seria os 10% restantes, cerca de três mil pessoas vacinadas. Passamos da metade do estabelecido, num importante trabalho de prevenção e ainda estamos recebendo algumas pessoas de Descoberto e Rochedo de Minas”, comentou o secretário Isaías.

Podem vacinar crianças a partir dos nove meses e adultos até 59 anos de idade. Idosos (a partir de 60 anos) precisam ter avaliação e indicação médica para tomar as doses. Grávidas, puérperas (pós-parto) e pessoas com alergia a ovo não podem vacinar. É necessário levar o cartão nacional do SUS, cartão de vacina e documento de identidade.

FEBRE AMARELA 

A FA é uma doença infecciosa aguda, não contagiosa, de natureza viral, que se mantém endêmica ou enzoótica nas regiões tropicais da América do Sul e Central e da África.

No Brasil, a doença tem caráter sazonal, ocorrendo mais frequentemente entre os meses de janeiro a abril, quando fatores ambientais (maior precipitação e temperatura) propiciam o aumento da densidade dos vetores.

Imagem: Internet

Em função da posição central que os primatas ocupam no seu ciclo, estes não podem ser considerados reservatórios do vírus, mas sim hospedeiros. Os mosquitos, ao contrário, além de serem transmissores, são reservatórios.

Os primatas têm um papel fundamental no controle da FA em humanos, sendo consideradas pelo Ministério da Saúde “sentinelas”.  A observação de mortes de macacos com suspeita de FA serve como sinalizador para o eventual risco do aparecimento da doença na população humana, possibilitando a adoção de medidas profiláticas.

 

Outras informações:

Secretaria Municipal de Saúde – Policlínica

Praça Sinfrônio Cardoso – Centro

Telefone: (32) 3261 1850 / 3261 1750

Horário de funcionamento e atendimento

 2ª a 5ª feira: 7h às às 17h

6ª feira: 7h às 16h

Sobre Fernando Motta

Fernando Motta
Fernando Motta Sócio Gerente e editor do Portal Fatos Net, portal esse pioneiro na transmissão ao vivo para todo o mundo de um evento público em São João Nepomuceno. Apresentador do Programa Pé na Jaca ao vivo no Facebook. Natural de Volta Redonda recebeu o Título de Cidadão São-joanense por serviços prestados à sociedade na área da comunicação.

Além disso, verifique

“O Fruto da Rua” tem estreia emocionante no Museu de SJN

Muitos aplausos na noite de estreia do filme são-joanense “O Fruto da Rua”, no Museu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *