A excelente notícia alegra a cidade de São João Nepomuceno, pois diversos trabalhos de alunos das escolas municipais estarão no salão da 47ª Exposição Internacional Infantil de Belas Artes de Lidice, na República Tcheca.
A possibilidade de participar deste importante evento na Europa, veio pela proximidade entre as cidades de São João Nepomuceno (Brasil) e Nepomuk (Rep. Tcheca), e sua irmanação.
Assim a possibilidade de intercâmbio cultural, visto que comitivas tchecas já estiveram na cidade “Garbosa” em períodos das comemorações do aniversário do município e data do padroeiro, em 16 de maio.
São-joanenses como o pesquisador Luís Pontes, o músico Ricardo Itaborahy e o empresário de cerveja artesanal, Gustavo Campos já visitaram e conheceram a terra natal do santo São João Nepomuceno, assim como outros que já foram e ainda estarão conhecendo a terra da cerveja.
Para este evento, a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Belkis Cavalheiro Furtado informa que devido ao intercâmbio cultural entre as cidades irmãs, a embaixada estará recebendo as diversas peças produzidas e enviando-as para a Europa, no evento que pretende receber materiais de dezenas de países.
Trabalhos de crianças com idades de 4 a 16 anos estarão sendo expostos no final do mês de maio deste ano, com o tema dos “150 anos do sistema periódico dos elementos de Mendelev, um dos pilares química moderna”.
Desta forma, as Escolas Municipais “Dr. Augusto Glória”, “Três Marias” (CAIC), “Cel. José Brás”, Dr. “Péricles Vieira de Mendonça” e “João Cavalheiro” estão destinando ao velho continente, os trabalhos como: pintura e colagem, quadros, bonecas, máscaras, artesanato com garrafas e telas produzidas com os alunos.
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL INFANTIL DE BELAS ARTES DE LIDICE
A Exposição fundada no ano de 1967 para comemorar a memória das crianças da aldeia checa de Lidice, assassinadas no ano de 1942 pelos nazistas alemães e quaisquer outras crianças vítimas de guerra.
Esta exposição ganhou reputação internacional durante a sua história e tornou-se uma das maiores e mais antigas de trabalho infantil na Europa e em todo mundo. Nos últimos anos, mais de 25 mil obras foram provenientes de mais de 80 países.