Nessa quarta-feira (17/4), direção, professores, funcionários, alunos, pais e amigos comemoraram os 112 anos do mais antigo educandário em atividade do município, a Escola Municipal “Cel. José Brás”.
Apresentações de danças, cantos, teatro, história, patrimônio e literatura, com a premiação dos jovens poetas da Academia Aldravista são-joanenses receberam entusiasmados aplausos na quadra da escola que ficou lotada.

Alunos dos 1º aos 5º Anos do Ensino Fundamental mostraram talento e graciosidade para cada encenação e também pelas brilhantes pesquisas sobre a história daquela escola, fundada em 21 de abril de 1907, com o nome de Grupo Escolar “São João Nepomuceno”, instalado onde atualmente funciona a Escola Estadual “Dona Judite de Mendonça”.

Já em 1913, passou a chamar Grupo Escolar “Cel. José Brás” e no final dos anos 20, transferido para o atual prédio na Praça Cel. José Brás.
A história da escola acompanha a do município, no qual formou milhares de crianças, sendo essas cidadãos que construíram a cidade ao longo das décadas.

Ainda na cerimônia, a presença das autoridades municipais, o prefeito Ernandes José da Silva, o vice-prefeito Sebastião Carlos Barbosa, a secretária municipal de Educação, Belkis Cavalheiro Furtado, o diretor de Cultura, Ricardo Itaborahy Soares e a comitiva tcheca, com o prefeito da cidade de Nepomuk, Jiri Svec, os músicos do coral tcheco Canto Nepomucenum e do tenor Martin Vydra.

O Coral ainda fez uma breve apresentação ao público e o prefeito Jiri Svec deixou sua mensagem em tcheco, tendo a intérprete tcheca Iana repassando a fala ao português.
A comitiva tcheca está na cidade para a programação de comemoração e intercâmbio cultural entre as cidades irmãs, São João Nepomuceno (Brasil) e Nepomuk (Rep. Tcheca). Confira a programação:

GALERIA DE FOTOS
(Por: Márcio Sabones)
Comments are closed