Igreja Matriz de São João Nepomuceno (Foto: Márcio Sabones)
O produtor audiovisual e comunicador social Elcio Júnior Detone é o responsável pela produção do documentário “Uma ponte de 10.000 km” que traz uma série de entrevistas com pesquisadores, músicos, moradores, visitantes e o prefeito da cidade de Nepomuk, o sr. Jiri Svec acerca dos temas da fundação do município de São João Nepomuceno e o tratado de irmanação com Nepomuk, terra natal do santo padroeiro, na República Tcheca.
Relatos históricos valorizam a história são-joanense, desde o início da construção da nova capela de São João Nepomuceno, atual Igreja Matriz, a doação de terras de Guarda Mor Furtado de Mendonça, o conto dos cavaleiros, o processo do tratado das cidades-irmãs, o intercâmbio entre as nações e por fim, uma bela e exclusiva execução do hino ao padroeiro, com as vozes e instrumentação de músicos são-joanenses, tchecos, o coral e orquestra municipal.
O produtor Júnior Detone exibe habilidade e talento na formatação deste documentário com trinta minutos de duração, com os relatos, imagens e uma rica edição. Confira: