Shopping cart

Magazines cover a wide array subjects, including but not limited to fashion, lifestyle, health, politics, business, Entertainment, sports, science,

Últimas Notícias

Dengue: SJN registra risco médio no LIRAa de janeiro de 2021

Email :867

A redação do Portal Fatos Net recebeu os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria Municipal de Saúde de São João Nepomuceno através do Centro de Epidemiologia.

Agente de epidemiologia em atendimento (Foto: Centro de Epidemiologia)

O Índice de Infestação Predial de janeiro de 2021 foi calculado em 2,0%. A SMS informou que durante o ano de 2020 teve apenas a realização do LIRAa no mês de janeiro, devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), assim impossibilitando a realização dos outros meses.

O coordenador do Centro de Zoonoses, Amado Roberto informou que o índice atingido está ACIMA do preconizado pelo MS e OMS (de 1%) e diminuiu 1,0% do último realizado em janeiro de 2020, quando marcava 3,0%.

Esta foi a primeira realização do LIRAa em São João Nepomuceno durante o ano de 2021. Confira no gráfico, o histórico do levantamento no município:

HISTÓRICO DO LIRAa – SÃO JOÃO NEPOMUCENO

ANO LIRAa %
JANEIRO MARÇO AGOSTO OUTUBRO
2014 3,4 2,3 0,9
2015 1,7 2,4 1,2
2016 NR NR 0,8
2017 2,1 3,0 1,5
2018 4,6 1,5 (abril) 0,9 1,7
2019 2,3 0,6
2020 3,0  –
2021 2,0      

 

Com o índice atual (2,0%) o município está em Risco, mas a SMS reforça o pedido de atenção dos munícipes em suas residências, quintais e terrenos para evitar a proliferação do mosquito e o aumento do índice (risco), assim entrando em situação de risco.

Água acumulada em poças de lajes podem servir de criadouros

“O período de chuvas e calor são perigosos para o acúmulo de água em vasilhas, folhas entre outros recipientes, e altas temperaturas são ideais para a eclosão dos ovos do Aedes aegypti”, afirma o coordenador.

Os agentes epidemiológicos estiveram visitando residências em diversos bairros da cidade no período de 7 a 13 de janeiro de 2021. Confira abaixo o relatório completo do LIRAa – janeiro 2021:

  Bairros com focos:

– Três Marias: 2

– Santo Antônio: 2

– Centenário: 1

– Caxangá: 1

– Aero Clube (Santa Terezinha): 1

Depósitos Predominantes:

-Tanques e lajes (depósitos fixos)

-Pneus, plásticos, garrafas e latas (Depósitos móveis)

 

A SMS trabalha com campanhas de conscientização e trabalhos de prevenção e combate a proliferação do Aedes aegypti durante todo o ano, mas é necessária a atenção dos moradores em cada residência, pois 80% dos focos são localizados em quintais de residências.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde atende todos os setores da cidade com o Mutirão de Limpeza, prática usual pela Administração para prevenção e auxílio ao combate aos criadouros do mosquito. Confira a programação do Mutirão de Limpeza:

 

 

CONTATO:

Centro de Epidemiologia de São João Nepomuceno

Rua Alcebíades Valente, 354 – Santa Terezinha

(32) 3261 6795

img

Bacharel em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) graduado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error
YouTube
LinkedIn
WhatsApp