O site da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno divulgou nessa segunda-feira (13/1), o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) referente ao mês de janeiro do ano de 2020. O Índice de Infestação Predial foi calculado em 3,0% (acima do preconizado pelo MS e OMS (de 1%).
Em relação ao LIRAa de outubro de 2019, o último realizado no município, uma alta no índice de 2,4%.
O levantamento aconteceu pelos agentes de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 7 a 9 de janeiro em toda a cidade, tendo os bairros Bela Vista com 17,24%, São Cristovão (Benetti): 7,69%, Avenida e São José: 4,76%, Alto dos Pinheiros: 4,44% e Caxangá: 2,78% com os maiores índices de infestação.
A SMS explica que com o índice atual (3,0%) o município está em Risco de epidemia e reforça o pedido de atenção dos munícipes em suas residências, quintais e terrenos para evitar a proliferação do mosquito e o aumento do índice (risco), assim entrando em situação de risco.
“O período de chuvas e calor são perigosos para o acúmulo de água em vasilhas, folhas entre outros recipientes, e altas temperaturas são ideais para a eclosão dos ovos do Aedes aegypti”, afirma o coordenador.
DADOS DO LIRAa – JANEIRO 2020
Nº de imóveis visitados: 434
Nº de focos encontrados: 18
Nº de focos positivos: 16
Índice de Infestação Predial para Aedes aegypti: 3,0%
Índice de infestação Predial para Aedes albopictus: 1.61%
Índice aceitável pela OMS e MS: > 1,0%
Depósito predominante:
Depósitos móveis (vasos/pratos com água, bebedouros, recipientes p/ degelo, etc): 50,0%
Depósitos Fixos (tanques, piscinas, vasos sanitários, etc): 21,4%
Lixo (latas, plásticos, garrafas, etc): 14,3%
Pneus e seus derivados (vasos, câmara de ar, manchões, etc): 14,3%
A SMS trabalha com campanhas de conscientização e trabalhos de prevenção e combate a proliferação do Aedes aegypti durante todo o ano, mas é necessária a atenção dos moradores em cada residência, pois 80% dos focos são localizados em quintais de residências.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde atende todos os setores da cidade com o Mutirão de Limpeza, prática usual pela Administração para prevenção e auxílio ao combate aos criadouros do mosquito.
O próximo LIRAa está agendada para realização em São João Nepomuceno, no mês de outubro de 2020.
CONTATO:
Centro de Epidemiologia de São João Nepomuceno
Rua Alcebíades Valente, 354 – Santa Terezinha
(32) 3261 6795
Comments are closed