Aconteceu na noite de 21 de fevereiro, quinta-feira, no Museu Municipal de São João Nepomuceno, mais uma Audiência Pública para discutir os serviços da COPASA em nossa cidade.
Os debatedores da noite foram o Dr. Adalberto de Souza Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico, Dr. Hélvio Simões Vidal- Promotor de Justiça 1ª Vara da Comarca de São João Nepomuceno, Alexandre José Grego- Gerente da Copasa do Distrito Regional de Leopoldina, Jorge Luiz da Silva- Diretor do Procon e Elbert Figueira Araújo Santos, – Assessor da Coordenadoria Técnica da Regulação Operacional e Fiscalização dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE), o Prefeito Municipal Ernandes José da Silva também se fizeram presentes bem todos os vereadores.
Todos os debatedores fizeram uso do microfone, o Dr. Adalberto mostrou preocupação e apreensão com a situação deixando claro que não será tão simples uma solução, o Diretor do PROCON Jorge Luiz da Silva relembrou que a Prefeitura recebeu um abaixo assinado com mais de 7000 assinaturas da população pedindo a permanência da COPASA em São João Nepomuceno.
O Promotor Dr. Hélvio, analisou toda a documentação e afirmou que o contrato foi muito bem redigido de forma clara para o município quanto para a população e COPASA e que está havendo problemas na execução dos serviços e que estamos no primeiro ano do contrato que é de 30 anos, porém, espera uma melhora nos trabalhos e que a situação não chegue ao Ministério Público.
O representante da COPASA, Alexandre, logicamente defendeu a empresa e manteve as desculpas de sempre, “problemas climáticos e arrasto de rede”, sem nenhuma novidade, e o representante da Arsae, o Sr. Elbert, disse que a Arsae não tem poder de multar, daí fica a pergunta, como fiscalizar se não pode punir?
Enfim, nada se resolveu, nada mudou, o contrato foi assinado, a população pediu, a Arsae que deveria fiscalizar e tomar providências nada pode fazer, resumindo, vamos esperar passar os 30 anos de contrato e depois vamos ver como fica, ou então vamos rezar para que a COPASA cumpra o contrato, a respeito do aumento nas contas nada pode ser feito, CONTRATO ASSINADO, direito adquirido.
Por: Fernando Motta
Fotos: Kadu Fontana
Comments are closed